Entrevista A Matilde Alçada ( Sandra Em MCA 6)

16-12-2011 17:01

 

 

 

 

Nome Completo: 

            Matilde Alçada

 

Data De Nascimento: 

            25 Maio 1984

 

Signo: 

            Gémeos

 

Animais De Estimação: 

            Buldogs

 

Viagem de sonho: 

            Camboja

 

Perfume de eleição: 

            The One, Dolce & Gabanna

 

Cidade ou campo? 

            Necessito de um equilíbrio saudável entre os dois.

 

Calor ou frio? 

            Calor

 

Sol ou chuva? 

            Sol sem dúvida!

 

Se fosses para uma ilha paradisíaca e só pudesses levar 3 coisas o que

levavas?

            Um ipod

            Um bloco de desenho 

            A companhia ideal

 

Coisas que andam sempre contigo? 

            Telemóvel

            Moleskine

            Recados e cartões que me comoveram

 

Queres muito…

            Alcançar os meus sonhos. São simples e são reais. Lá chegarei!

 

Detestas… 

            Falsidade, pessoas pouco interessantes.

 

Não consegues viver sem… 

            Aqueles que me são queridos.

 

Ficas com os nervos em franja quando… 

            Tratam mal alguma dessas pessoas.

 

Nunca te esqueces de… 

            Agradecer todos os dias as coisas boas e más do dia.

 

 

Como surgiu a oportunidade de entrares para os Morangos Com Açúcar?

            Para o casting dos Morangos fui chamada três vezes.

            No primeiro, era muito nova, para os meus pais foi impensável prosseguir nas fases de selecção porque tinha acabado de entrar na faculdade, em Design Gráfico. 

            No segundo, estava a meio da tese de final de curso e voltei a ser seleccionada para as fases finais. Infelizmente tive um acidente, abri o sobrolho e fiz um hematoma na cara nas selecções finais. Fiquei triste e revoltada mas tinha a certeza que ainda ia ter a minha oportunidade. Não desisti! Acreditei que não tinha que ser naquela altura e que com certeza que a vida me encaminharia no sentido certo. 

            Licenciei-me, trabalhei na minha área e fui chamada pela terceira vez. Nessa altura foi completamente diferente, tive todo o apoio dos meus pais e tomei a decisão com a convicção e maturidade certa.

 

Mudaste muito o teu visual?

            Metade do cabelo rapado, metade comprido e descolorado; maquilhagem intensa; calções curtos e botas de atacadores.

            Três grupos de características que fizeram com que houvesse uma mudança radical em mim. Sou uma pessoa discreta que não gosta de dar nas vistas e na altura não foi fácil passar despercebida. Mas a transformação enquanto actor tem de ser igualmente externa e interna. Temos de experimentar um novo "eu" e fazê-lo nascer, não só em estúdio mas no nosso dia-a-dia.

 

 

 

Como definirias a Sandra?

            A Sandra era exteriormente uma pessoa forte mas revelava no seu íntimo bastante imaturidade. Deu luta exteriorizar um furacão e trazer-lhe um lado mais inexperiente. Era irreverente, sedutora e fútil.

 

Quais as principais semelhanças a ela?

            A Matilde carrega essa força interiormente. Mas das poucas vezes que a exteriorizo é na altura certa, de forma firme e segura. Éramos muito diferentes. Apesar de todos os dias me questionar sobre ambas… A comparação era feita a cada gesto, a cada reacção, a cada momento que considerei relevante para nos identificar e diferenciar, como em qualquer personagem.

 

Quais as maiores dificuldades que encontraste?

            A personagem teve um trabalho exigente a nível de construção física, de colocação de voz, postura e olhar. 

            No entanto, a personagem que interpretei recentemente na Lua Vermelha, a Daniela, foi mais difícil de construir. Tinha uma força interior e uma maturidade muito grandes, talvez mais parecida comigo. Mas foi desgastante a nível emocional.

 

Ser atriz era um sonho?

            Ser atriz era um sonho que tinha dificuldade que sonhassem comigo. Mas provei o contrário. Eu sabia que seguir Artes não me definiria exactamente um caminho, mas proporcionar-me-ia vários que actuariam em conjunto. Na representação encontrei o meu refúgio, atrevendo-me a conhecer-me melhor através de uma entrega gratificante.

 

És abordada na rua? Isso às vezes incomoda-te?

            As pessoas reconhecem-me pelo meu trabalho, não deixa de ser gratificante. Mas sou reservada, evito dar nas vistas. Às vezes torna-se de facto difícil lidar com a exposição.

 

Qual a história mais engraçada que tens com uma fã? 

            Foi com a mãe de uma fã. A senhora quis que lhe autografasse o peito. Não é a mais engraçada, mas foi a mais bizarra!

 

Como vias a tua vida antes dos Morangos? E como vês agora?

            A minha vida continua a ser a mesma. Sempre me esforcei aliás para que continuasse a ser a mesma. Não nos devemos esquecer de quem somos e para onde vamos. Para mim existe um fio condutor, esse geralmente é inalterável, tem mais a ver com o nosso carácter. 

 

Como te davas com o elenco? Gostavas de toda a gente? Eram Bons Camaradas?

            Dava-me bem. Quando fiz os Morangos tinha 24 anos. Uma diferença bastante grande em relação ao resto do elenco, na média dos 18. Para mim eram relações profissionais mas algumas estenderam-se para grandes amizades ainda hoje vividas.

 

Havia alguém com quem gostasses mais de gravar?

            Adorava gravar com o Kiko e Tozé (João Secundino e Pedro Macedo). Não havia cena que não nos ríssemos, antes, durante ou depois de gravar. Era mesmo difícil de nos controlarmos!

 

Recuando no tempo como te lembras da tua infância? Eras uma menina feliz?

            Era uma menina feliz que se entretinha muito no seu mundo dos desenhos, recortes e da música.

 

Queres que a infância da tua filha seja igual a tua?

            Quero que ela tenha a melhor infância possível. As circunstâncias e os contextos serão sempre diferentes.

 

Tu és uma rapariga muito bonita, de certeza que tinhas muitos rapazes atrás de ti, ainda te lembras do teu primeiro amor?

            Primeiro que tudo, muito obrigada pelo elogio! Sempre fui envergonhada quando era pequenina e tinha bastante dificuldade em digerir os elogios. Nunca fui felizmente a menina popular da escola. Penso que na altura já era reservada. Fui aprendendo a crescer e a viver com as minhas qualidades. O meu primeiro amor só veio muito mais tarde.

 

Qual foi a coisa mais maluca que já fizeste?

            Ter deixado a minha vida profissional para ser atriz com poucas pessoas a acreditar em mim. Ser ator é muito difícil e desgastante. Exige uma entrega muito grande. E é instável, nunca sabemos o dia de amanhã. No entanto foi a melhor decisão que tomei.

 

Como foi a tua gravidez?

            A minha gravidez foi vivida com muita serenidade e calma. Ponderadamente cada dia, cada semana e cada mês era um motivo para festejar mais uma meta e agradecer a maravilhosa experiência que me foi proporcionada. Foi uma viagem a três. Mãe, pai e filha. 

 

Revês-te na tua filha?

            Irei rever com certeza. Ainda é muito bébé! 

 

Qual o seu nome, podemos saber?

            Tem o nome em homenagem à avó paterna. Um nome simples e clássico português.

 

Quando olhas para traz achas que devias ter mudado alguma coisa? Ou voltavas a fazer todo igual?

            Acredito que nunca nos devemos arrepender das coisas que fizemos. Infelizmente não tomamos sempre as melhores opções mas devemos aprender com elas e revê-las bastante para percebemos porque errámos. 

 

Como te descreves enquanto pessoa? 

            Lutadora. Perfeccionista. Persistente. Sonhadora. Sou do signo Gémeos, vivo de emoções fortes. Para mim nunca existirá estagnação na vida. Vivo apaixonada por viagens, por culturas, por música, por conhecer as pessoas. A vida é a minha verdadeira paixão. Ela reserva-nos todas as paixões e ódios possíveis e isso torna-a especial. É única.